19 de setembro de 2012

Rodada das 11 horas

em Florianópolis, Santa Catarina ...

O inicio desta rodada de cafezinho, acredita-se que ela originou-se da necessidade de reencontrar velhos amigos de infância, de colégio, de festas etc ...

Diariamente, nas delícias do excelente cafezinho, bem preparado, do Lanche Riveira , no Beira Mar Shopping , os comentários  abordam muitas vezes para a crise atual, se é que ela existe. 

Na abertura os primeiros a chegar são geralmente: Harry Egon Krieger, Moacir Moraes Lima, Luis e Ernani Santiago, Jali Meirino, Rogerio Bertoncini, Danilo Lorival Schmidt, Luis Henrique Campos, Murilo Canto, Jaime Baião, Sergio Carriço, Rogerio Martorano, João Amilton Luz, Luis Filomeno, Carvalho, Ivo Sell, Danilo Motta, Paulo Studieck, Nalton V. Costa, Murilo Pirajá,  e aí por diante vão puxando a fila dos amigos e companheiros. 

Nada passa despercebido, são assuntos do cotidiano, a discussão política, as últimas notícias e as fofocas que correm pela praça.

Um dos pontos mais importantes da vida é a gente procurar sempre o que há de bom em tudo e em todos. Não devemos fazer dos defeitos uma distância, e sim uma aproximação

Devemos sempre aceitar as circunstâncias e as pessoas e fazer delas a razão de viver. Afinal, entender as pessoas que pensam diferente da gente é mostrar racionalidade vivencial. 

Nesse momento que acabou de passar você foi feliz? 

Então se anime e encontre-se com a vida, desfrutando-a apaixonadamente e com muita intensidade, independentemente da idade. 

Não tenha medo e nem culpa de sentir prazer. 

Mas a amizade verdadeira e sincera, é um dos sentimentos mais preciosos e importantes que existe na vida. 

Malba Tahan foi quem salientou isso, ao proferir que a amizade redobra as alegrias. A amizade é um raio de sol que ilumina a vida. Mas com o passar do tempo as pessoas vão entendendo, cada vez mais, que as situações vivenciais reais são bem diferentes das que se sonhava na juventude. Até porque, quando se é jovem, não se imagina o enfrentamento de situações contraditórias ou de decepção, seja no trabalho, na família ou até mesmo na fé. 

Assim, naturalmente, só o tempo é que nos ensina a respeitar a opinião dos outros, assim como nos sensibiliza a esquecer ofensas e nos estabelece uma certeza absoluta que é a de aprender sempre com os próprios erros. Aprende-se a dizer não quando é preciso, aprende-se que chorar não é vergonha, aprende-se a pedir perdão ou agradecer um favor e, acima de tudo, a reconhecer que o medo é uma sensação da vida e as fraquezas e carências são coisas consequentes. 

É neste período também que se reconhecem as próprias imperfeições e a se contentar com o que se tem sem se prender na inveja e na cobiça ao que não pode possuir. Só o tempo vivencial é que nos proporciona a lucidez de se distinguir os sonhos, separando-os dos que são possíveis por causa do próprio tempo, dentro de uma temporada onde a felicidade deve ser ilimitada.