19 de setembro de 2012

Despachante Oficial de Trânsito em Santa Catarina

em 2012, 36 anos ...

No início dos anos de 1960, existia em Lages, Santa Catarina, numa pequena sala na rua Nereu Ramos, 63 (onde atualmente é o Banco Bamerindus), o “Escritório Trevo de Despachos“, de propriedade Darcy Lopes de Sá, que exercia a atividade de Despachante. Mais tarde foram surgindo outros escritórios nesta atividade.

Até junho de 1976, os intermediários que trabalhavam junto ao Trânsito, representando os interesses das pessoas que necessitavam dos serviços de emplacamentos, e licenciamentos, eram chamados de:  “Despachantes“. Era então, uma profissão marginalizada pelos Órgãos Governamentais e a própria sociedade que não levava muito a sério. E a partir desta data é que passaram a ser conhecidos como “Despachantes Oficiais de Trânsito“.

O Estado de Santa Catarina foi a pioneira na implantação na regulamentação da profissão de Despachante Oficiais de Trânsito.

O reconhecimento desta profissão, veio com o decreto estadual de nr.772 de 02 de junho de 1976, ato do governador Antônio Carlos Konder Reis.

Suas atividades passaram a ser regulamentadas, com seus direitos e obrigações, subordinadas e supervisionadas pelos Orgãos de Trânsito. 

São profissionais que possuem sua base alicerçada nos conhecimentos, e no manuseio adequado da documentação e os assuntos relativos ao trânsito.

No município de Lages, Santa Catarina, foi o primeiro a iniciar os trabalhos, dentro das normais legais do decreto nr. 772/76, do atendimento aos usuários dos serviços de trânsito, dando a tranqüilidade necessária que antes não era possível. Isso graças aos esforços das abnegadas autoridades de trânsito na época dos Doutores Heitor Santos Salomé Pereira e Mauro Dutra, e outras tantas pessoas que de uma maneira ou outra orientaram os primeiros passos desses profissionais, e que hoje lhes são agradecidos. Os usuários passaram a ter confiança em seus serviços, pois, agora tinham certeza que os mesmos estariam em mãos habilitadas e responsáveis. 

O credenciamento do despachante oficial é feito junto ao Detran, mediante provas de conhecimento e prática, obedecendo a proporção do número de veículos registrados no município para cada credencial. 
Na sua fundação, em 1976, foram credenciados no município de Lages, Santa Catarina, um número de 5 despachantes para 11.000 veículos. 

Durante este período, o profissional criou sua entidade de classe, a ADOPLAN - Associação dos Despachantes Oficiais de Transito do Planalto Serrano, responsáveis por uma geração de uma centena de empregos diretos, e um consumo em serviços de grande volume junto as gráficas e outros setores importantes no comércio e industrias. 

Neste ano em que os Despachantes Oficiais de Trânsito comemoram seus 36 anos de atividades, nada mais justo em prestarmos nossa homenagem e agradecimento por sua parcela significante junto ao desenvolvimento de nossa terra.