5 de novembro de 2012

Dia do Radioamador

5 de Novembro ...

Natural da cidade de Porto Alegre, RS, nascido no ano de 1861, Padre Roberto Landell de Moura é considerado o “Patrono dos radioamadores brasileiros“. Polêmico e incompreendido em suas teorias e invenções, muito avançadas para o tempo, no setor de comunicações. Foi motivo de ser taxado de:  Padre feiticeiro, tendo como parte o diabo, e seu laboratório  invadido e destruído todos os aparelhos de pesquisa. 

Algumas teorias dele tornaram-se realidades, tais como: “Dai-me um movimento vibratório tão extenso quanto a distância que nos separa desses outros mundos que rolam sobre nossa cabeça, ou sob nossos pés, e eu farei chegar minha voz até lá .“ Hoje aí estão, as viagens interplanetárias para comprovação. 

Outras eram tão complexas que ainda no momento atual não temos resposta: “Tudo se resume em comprimentos de onda, portanto freqüências, que abalam  a matéria e por isso afirmo que a propagação, é proporcional ao abalo e à freqüência, portanto o cérebro humano pode gerar essas oscilações e serem transmitidas e captadas“. Referímo-nos evidentemente aos circuitos ressonantes gerados pelo cérebro humano, em parte hoje aceite, mas num estado primário do equilíbrio celular e cromossomáticos comandados por emissões cerebrais de freqüência desconhecida.

A primeira demonstração científica com sucesso, perante autoridades, na transmissão da voz a distância, sem fio por onda eletromagnética,  foi na cidade de São Paulo, em 1893, do alto da avenida Paulista para o Alto da Santana. Espaço este de 8 quilômetros em linha reta. Devemos levar em conta que esta data corresponde a dois anos antes de Guilherme Marconi também fazer a sua primeira demonstração.  Portanto, o pioneiro.

Além de ser um passatempo científico, possibilitando a comunicação com o mundo,  vários serviços valiosos a comunidade são prestados em casos de emergência, em operações de busca e salvamento, e várias  outras circunstâncias. Basta lembrar as duas enchentes de 1983 e 1984 em que as cidades serranas de Santa Catarina, Brasil, foram ponto importante de apoio nas comunicações.

O radioamadorismo é um meio de tomar conhecimento do mundo pelas ondas eletromagnéticas, sem sair de casa, através de um serviço de treinamento próprio, nas investigação técnicas das telecomunicações, levadas a afeito por pessoas devidamente habilitadas e autorizadas, a título pessoal, sem qualquer objetivo comercial. O  radioamador tem contribuído muito para o progresso e o bem estar da humanidade, através de inúmeras descobertas no campo das telecomunicações. Para ele não existe barreiras, é criativo, transmite a sua mensagem  nas mais adversas circunstâncias e  na falta da energia elétrica  faz uso de outros recursos,  não  permitindo a interrupção da comunicação.

Quando se fala em radioamadorismo o primeiro pensamento que vem é de que o uso venha a ser restrito apenas na transmissão da fala. Isto não é verdade. O radioamador está autorizado e faz uso também na   transmissão, além da fala (fonia), os sinais de: telegrafia, telex, televisão, sinais de comando e inúmeros outros que estão em disponibilidade nas comunicações. Sua estação de rádio tanto pode transmitir nas baixas freqüências, como nas altíssimas, tais como a microonda. Para se ter uma idéia, basta lembrar que desde 1942, o radioamador está autorizado a usar um sistema muito conhecido nos dias atuais : “Fac Simile“, mais comumente chamado de “Fax“. Em Lages, Santa Catarina, Brasil, no ano de 1985, foi instalado pelo radioamador, o primeiro sistema de “Auto Patch“ da região serrana, sistema este que permite ao radioamador comunicar-se, fixo, móvel ou portátil  via telefone e hoje num sistema mais atualizado, já em termos comerciais, conhecido por todos como: “Telefone Celular“. 

O primeiro radioamador que se tem notícia aqui na região serrana foi: Atanasio de Paula Barbosa e sua primeira transmissão deu-se em 24/04/1934 para o Rio de Janeiro relatando a sua chegada e condições do tempo encontrada. No decorrer do tempo seguiram-se outras personalidades ilustres, abnegados radioamadores  que além do seu lazer, dedicavam as transmissões radiofônicas  a  serviço da comunidade, e entre eles: João de Deus de Carvalho (Jojô), Galileu Amorim, Adelmar Braescher, João Buatim, Plátano Lenzi, Jorge Salim Chediac, José Pinto Sombra, Erick Paul Krugel, Wilson Vidal Antunes, Victor Alves de Brito, Ciro Antunes dos Santos, Laury Antunes dos Santos, Nicanor de Castro Arruda, Pedro Ernesto Rosar (Pita), Aldo Ramos Martins, Wilson Corbelini, Freitinhas, Euclides Matiolli, Janir Oening, Wolkmar Volniewisk, Herard Wolniewisk, Fernando Ben Hur Magoga, e tantos outros que no momento não vem a memória e que muito contribuiram para a expansão do  radioamadorismo, não só da região serrana mas em todo  o Brasil, merecedores que são desta homenagem no seu dia.